0 Bê-a-Bá da Cozinha! Parte 01 - O tal do arroz soltinho...

Arroz é o alimento que assim como o feijão não pode faltar na mesa dos brasileiros. Ele combina com tudo e muita gente, como eu, não come sem o dito cujo. Apesar de ser um prato fácil de ser preparado, se der zebra ele pode queimar ou ficar grudento, uma papa!
Mas com paciência e fazendo tudo certinho o arroz fica uma delícia! E soltinho! Para falar a verdade, quando iniciei minhas aventuras na cozinha o arroz foi um dos pratos que demorei para acertar, porque eu era um tanto impaciente e nunca esperava tempo suficiente para ele ficar pronto, ou colocava água demais...
Para começar, vamos ao ingredientes:



  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1 xícara de arroz;
  • 2 dentes de alho amassado; (Eu gosto muito do gostinho de alho, mas se você não curte muito pode colocar 1 dentinho só);
  • 1 colher de sopa (rasa) de sal.
(Tem gente que gosta de acrescentar cebola, eu não costumo colocar, aí vai de cada um...)
Agora mãos à obra:


Primeiro passo: Lavar o arroz. YES!, meus queridos, muita gente fala que não precisa lavar o arroz. Mas eu digo que precisa sim! Coloquem o arroz em uma arrozeira (caso não tenha pode ser uma bacia)...no começo vai sair uma água meio esbranquiçada então continuem lavando até a água sair limpinha.
Depois deixem a água escorrendo e vamos para o próximo passo!


Amassem o alho;


Terceiro passo: Peguem uma leiteira ou uma outra panela e coloquem 1 copo e meio de água para ferver. Ao mesmo tempo, na panela do arroz, coloquem cerca de 1 colher de óleo. Tentem não ser muito rigorosos com as medidas. Só o suficiente pra lambuzar o fundo da panela e fritar a cebola (se for utilizar) e o alho. Depois disso vocês podem ligar o fogo e esperar cerca 1 minuto até o óleo esquentar. Com o óleo quente jogue o alho e deixe fritar. Cuidado para o alho não queimar.
Coloque o arroz para fritar junto com o alho. Tempere com uma colher de sopa (rasa) de sal e mexam bastante. Deixe fritar bastante até ele ficar sequinho e deixar de ficar esbranquiçado para ficar transparente. Isso vai demorar de 3-4 minutos.
Lembra da água que colocamos na leiteira pra ferver? Agora é a hora de usarmos ela. Quando o arroz tiver bem fritinho e começando a ficar transparente, pegue essa água e vá jogando sobre o arroz até cobrí-lo. PRESTEM ATENÇÃO: não joguem toda a água, apenas até cobrir o arroz.
Agora vocês podem abaixar o fogo do arroz e colocar uma tampa na panela. E tenham paciência, pois demora um pouquinho. Depois de 3 a 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco. Agora vocês podem jogar um pouco mais da água fervida, até cobrí-lo novamente. Podem tampar a panela e deixar a água evaporar. Depois de alguns minutos provem o arroz pra ver se ele já amoleceu. Quanto estiver faltando pouco para estar no ponto, podem desligar o fogo e deixar o arroz “descansar” um pouco, evaporando o restante da água.
Quais os cuidados a tomar?
  • Não coloquem água demais no arroz.
  • Não deixem o arroz em fogo muito alto!
  • Não vão pra sala assistir TV e esquecer do arroz no fogo!
  • Não coloquem sal demais no arroz, é melhor errar por menos do que por mais.


É isso amigos, um arroz soltinho e fácil de fazer. Espero que vocês aprovem a receita!
Beijos, Isa.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger